sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AS Mulheres e os Dons Espirituais


Amados (as) e abençoados (as) de DEUS, a Paz do SENHOR JESUS!
É muito bom quando vemos alguém ser usado pelo SENHOR JESUS. Alguns têm o dom de pregar, outros de profetizar, outros de falar línguas estranhas, ou ainda dom da cura, do ensino...
Quantos de nós não desejamos ter ou possuir algum dom? Acho que todos nós! Mas os dons espirituais não podem ser buscados nem tomados à força; antes, são divinamente designados. Não se destinam a exaltar aquele (a) que o possui, mas melhor capacitá-lo (a) para o seu ministério.
O apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, oferece uma explicação sobre o assunto para que não sejamos ignorantes (Que não tem saber. / Que não é instruído em certas coisas.), mas que sejamos participantes dessa graça de DEUS (1Cor 12:1-11).
Nessa passagem, o apóstolo explica a respeito dos dons de DEUS. E Paulo afirma que é o Espírito Santo de DEUS repartindo particularmente a cada um como quer e naquilo que for útil, quem opera todas essas coisas (vs 11). E o Espírito Santo de DEUS está presente desde o princípio da criação e é o doador da vida (Gn 1:2; Jó 33:4).
Então, amados de DEUS, se é DEUS através do seu Espírito Santo quem dá e reparte os dons, não podemos ficar uns com inveja dos outros. Não podemos dizer, ou pensar: Puxa, eu tenho o dom do ensino, mas queria ter o dom de cura. Eu tenho o dom da cura, mas queria o de profetizar... Deus dá para cada um, naquilo que for útil (vs 7).
A inveja é um pecado que divide a igreja, e aquele (a) que a pratica está se afastando do SENHOR. Fique na posição para a qual JESUS te chamou meu querido (a). Com certeza, DEUS vai prosperar muito a sua vida espiritual se assim o fizer. É nisso que você é útil na obra do SENHOR. Pratique esse dom que o SENHOR, Todo Poderoso, te deu. Glorifique o seu santo nome, pois o SENHOR é bom!
Eis algumas mulheres que praticaram os dons de DEUS, descritas na Bíblia.
Ana – Era profetisa. Filha de Fanuel da tribo de Aser. Tinha a função de proclamar com o intuito de edificar. Estava presente no Templo durante a apresentação do menino JESUS e agradeceu, publicamente, a DEUS e proclamou as boas novas a respeito do Redentor (Lc 2:36-38).
Priscila – Tinha o dom do ensino. Era esposa de Áquila, cristão judeu e fabricante de tendas. Priscila e seu marido, sempre citados juntos, são apresentados no livro de Atos e, também mencionados em Romanos, 1Coríntios e 2Timóteo. Priscila e seu esposo Áquila, conhecem um judeu chamado Apolo que pregava sobre JESUS e conhecia apenas o batismo de João Batista, e o levam para sua casa (igreja) e ali lhes ensinam outras particularidades do Evangelho (At 18:24-28).
Ana – Tinha o dom do conhecimento. Esposa de Elcana e mãe do profeta e juiz Samuel, Ana era sensível e perceptiva com profundo entendimento de fatos e situações. E ela demonstra isso na sua oração de agradecimento e exaltação ao SENHOR, logo após o nascimento de Samuel (1Sam 2:1-10).
Débora – Tinha o dom da liderança, da administração e também era profetisa. Esposa de Lapidote, tornou-se líder nos tempos dos Juízes, sendo a única mulher a se destacar naqueles dias. No papel de profetisa, chamou Baraque, da tribo de Naftali, e o informou sobre o desejo de DEUS de que atacasse e derrotasse Sísera, mas Baraque temeu. A dedicação de Débora e sua convicção de que o SENHOR os levaria à vitória e restauraria a honra de Seu nome em Israel excedia muito a de Baraque (Juízes cap 4). Em Juízes capítulo 5, a Bíblia relata um canto de ação de graças que ficou conhecido como “A Canção de Débora”.
Amados e amadas do SENHOR, busquem de JESUS os dons espirituais. DEUS, na sua infinita bondade, os dá a quem Ele quer. Não julgue ser maior o dom que seu irmão (ã) recebeu do SENHOR em relação ao seu. Todos os dons são para serem usados de forma a contribuir e edificar a igreja do SENHOR.
Continue feliz e alegre, na presença do SENHOR.
E nunca se esqueçam: JESUS nos ama. E ama muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário