sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Humildade


Uma das parábolas de Jesus que é bem conhecida é a do Filho Pródigo. Ela é contada em Lucas 15: 11 a 32. Através desta parábola, Jesus nos mostra que Deus, na sua infinita bondade e misericórdia nos perdoa e nos aceita de volta quando nós o abandonarmos e depois nos arrependermos. O final, é bem emocionante, o filho, depois de perder tudo o que o pai lhe deu, volta arrependido, e sabendo que não merecia o perdão de seu pai, lhe pede para ser ao menos um empregado. O importante para o filho naquele momento era estar novamente perto de seu pai, mesmo que fosse como um empregado.
Como sabemos, o pai não só o aceita de volta como filho, como dá um banquete me comemoração a sua volta. Vamos agora, analisar alguns fatos importantes nesta parábola que contribuiu para o seu final tão emocionante. Nos versículos 12 a 13, o filho mais faz com que seu pai lhe dê sua parte da fazenda e vai “viver a vida”. Desperdiçando todo o seu dinheiro dissolutamente. Começa a passar por várias dificuldades em meio a tudo isso, se lembra da casa de seu pai, e como era bem tratado. Vem então sobre ele o arrependimento e ele decide voltar e pedir ao pai que o recebe como empregado, pois depois de tudo o que fez, não se acha digno de ser recebido como filho.
Encontramos nesta parte da história, o grande segredo para o final emocionante que lemos na Bíblia. Nos versículos 20 e 21 o filho arrependido, se mostra humilde perante o pai e reconhece que não merece perdão. Mas o pai lhe perdoa e lhe dá um grande banquete e um anel e ele é tratado com grande honra e alegria por ter retornado. Mas, como seria o final desta história, se este mesmo filho que perdeu tudo o que tinha, ao reencontrar seu pai, ao invés de Ter sido humilde tivesse dito a seu pai: “ Bom pai, eu perdi tudo o que o senhor me deu, agora voltei e o senhor vai ter me agüentar e me sustentar com o que sobrou, porque eu não tenho mais nada e minha última alternativa era voltar pra casa. “ como teria sido a reação daquele pai, se ao invés de ver um filho humilde que pedia perdão, tivesse recebido um filho soberbo que achava que o pai era obrigado a perdoa-lo e aceita-lo de volta?
Como teria sido o final desta história?
Isso nos leva a pensar, como muitas vezes temos nos comportado perante Deus. Nós pecamos e achamos que Deus é obrigado a nos perdoar, não somos nem um pouco humildes, achamos que se Deus nos perdoar não está fazendo mais que sua obrigação. Somos orgulhoso e soberbos, achando que podendo entrar e sair da presença de Deus quando quisermos .
Devemos usar a humildade daquele rapaz como exemplo para as nossas vidas, e se pecarmos sermos humildes o suficiente para saber que Deus não é obrigado a nos perdoar, Ele o faz por causa do seu infinito amor e misericórdia. Mas a humildade é essencial para que possamos receber verdadeiramente o perdão de Deus. A Bíblia nos testifica isto nos seguinte versículo:
Tiago 4: 6 “...Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.”
Jesus também nos adverte a sermos humildes: Mateus 11: 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Portando, o segredo da benção de Deus é a humildade, não adianta chegarmos a Deus, como se Ele fosse obrigado a nos perdoar ou abençoar. Precisamos aprender a seguir os passos de Jesus e sermos humildes não somente para com Deus mas também uns com os outros.

Um comentário:

  1. Mulher

    Ivone Boechat

    Um aroma suave
    exalou das mãos do Criador,
    quando seus olhos contemplaram
    a solidão do homem no Jardim!
    Foi assim:
    o Senhor desenhou
    o ser gracioso, meigo e forte,
    que Sua imaginação perfeita produziu.
    Um novo milagre:
    fez-se carne,
    fez-se bela,
    fez-se amor,
    fez-se na verdade como Ele quer!
    O homem colheu a flor
    beijou-a, com ternura,
    chamando-a, simplesmente,
    Mulher!

    Publicado no livro Amanhecer 3ª edição Reproarte 2004 RJ

    ResponderExcluir